A fabulosa ilha de Hvar!

Chegar na ilha de Hvar é praticamente atracar num daqueles paraísos perdidos e idílicos… apesar de já fazer parte do novo roteiro que está sendo desenhado nos últimos anos para os que querem ver uma outra Europa – e uma parada obrigatória dos dos ricões dos arredores – a ilha é um refúgio seleto, sofisticado e único!
São tantas opções do que ver e fazer que é fácil ir embora com aquela sensação de “poderia ter feito isso ou aquilo”, mas como esse é um sentimento comum que persegue o viajante toda vez que ele se encanta por um local, infelizmente tem que ter uma seleção. As minhas em se tratando de Hvar incluíram muito sol, praia, fried squid, cidades antigas, passeios de barco e scooter!

Para uma familiarização, quando cheguei no albergue fomos andando para a praia de Pokonji Dol depois de pegar uma pequena trilha de sobe e desce e se deparar com aquela água azul celeste tão popular do mar adriático. No caminho é fácil entender porque a cidade é o novo point do leste europeu: casas recém construídas, novinhas, organização, boa sinalização para se locomover e um indiscutível ar de requinte que se contrapõe a idéia que lugar de praia tem sempre aquela tal informalidade e minimalismo.

Na chegada em Hvar, essa é a primeira vista que temos do porto. Nada mal né??

Na chegada em Hvar, essa é a primeira vista que temos do porto.
Nada mal né??

Casas típicas nas ladeiras de Hvar

Casas típicas nas ladeiras de Hvar

Maravilhosa praia de POKONJI DOL

Maravilhosa praia de POKONJI DOL

As típicas pedras que encontramos nas praias croatas

As típicas pedras que encontramos nas praias croatas

Fried Squid!

Fried Squid!

As tranquilas ruas de Hvar

As tranquilas ruas de Hvar

Nas praias sempre vai ter um bar gostosinho para o final da tarde e o aluguel de cadeiras, super necessário já que na Croácia a areia é substituída pelas lindas pedras brancas. O preparo local é tanto que para os turistas que não se acostumarem com as pedras, dá para comprar uma sapatilha nada fashion para passear na praia e entrar na água.

Por um preço bem baixinho (+- 20 Kuna) as sapatilhas ajudam a encarar as pedras.

Por um preço bem baixinho (+- 20 Kuna) as sapatilhas ajudam a encarar as pedras.

Hvar é assim, já fez parte da histórias de incontáveis civilizações. Os gregos estiveram ali, já fez parte do Império Romano, foi controlada pelos Bizantinos, eslavos, mais tarde com o desenvolvimento de Veneza fez parte do seu desenvolvimento mercantil até chegar na sua anexação ao Império Áustro-Húngaro como falei aqui.

Com tanta história junta, conhecer a parte antiga da cidade é o próximo passo para ver a magia de perto. Basicamente o centro é composto pela praça Trg Svetog Stjepana, uma das maiores da região da Dalmácia com a Catedral que leva o mesmo nome ao fundo, uma impressionante construção do século 16 que ainda têm missas normais todos os dias. Do lado direito da praça, o Arsenal da cidade que em tempos nada áureos foi um projeto de estaleiro para as embarcações de guerra.
Uma das melhores partes do passeio é aproveitar os bares e restaurantes que envolvem a área e que de dia ou de noite transforma o ambiente em um grande ponto de encontro.

Trg Svetog Stjepana

Trg Svetog Stjepana

O muro do Arsenal e a Catedral ao Fundo

O muro do Arsenal e a Catedral ao Fundo

O Arsenal ao fundo e claro, muitos e muitos pequenos barcos dos moradores

O Arsenal ao fundo e claro, muitos
e muitos pequenos barcos dos moradores

A praça da cidade de noite

A praça da cidade de noite

Do lado esquerdo da praça, uma construção que fiquei apaixonada, O Hotel Palace, que ainda que um Hotel se mistura as construções magníficas (não sei falar da qualidade dele como Hotel pois não fiquei lá) e o Forte no alto do morro.

Lado esquerdo da Praça com o Forte em destaque no alto

Lado esquerdo da Praça com o Forte em destaque no alto

Hotel Palace. Não é lindo??

Hotel Palace. Não é lindo??

O cais onde ficam os barcos oferecendo passeios particulares e onde o Ferry de Split chega.

O cais onde ficam os barcos oferecendo passeios particulares e onde o Ferry de Split chega.

Os incríveis iates que ficam parados no cais

Os incríveis iates que ficam parados no cais

Mais um pouco do cais e bares de Hvar

Mais um pouco do cais e bares de Hvar

Andando na direção do cais onde param os ferries vindo de Split começa uma nova jornada de descobertas em Hvar: bares e restaurantes que fazem da ilha uma paradinha especial dos grandes iates que por acaso estão circulando ali nas redondezas. Se você procura um ambiente sofisticado de restaurantes caros no meio das muralhas do século 13 da cidade, bares lounge para fazer social, lugares mais modestos para jantar ou uma noitada pesada com boates que já foram frequentadas até pelo príncipe Harry, você está no lugar certo. E o melhor é que é possível encontrar tudo isso a menos de 15 minutos de distância – andando mesmo!!!!!!! E se andar não for o limite, basta pegar um pequeno barco e partir para a ilha Pakleni onde tem uma badaladíssima boate que funciona até as 5/6 da manhã. Quem foi aprovou!

Restaurantes maravilhosos que dão um clima único para a ilha.

Restaurantes maravilhosos que dão um clima único
para a ilha.

E o que dizer de comer ao ar livre com essa vista maravilhosa do pôr do sol?

E o que dizer de comer ao ar livre com essa vista maravilhosa do pôr do sol?

Praia, história, noitadas e afins: Feito!! Agora a próxima etapa de estar em Hvar é fazer um passeio de barco. Aliás, uma curiosidade é que praticamente todos os moradores da ilha tem um pequeno barquinho atracado no cais principal, faz parte da cultura e dá pra ver isso claramente passeando pela cidade.

Pequenas lanchas fazem passeios privados para Bol, Pakleni e onde mais a disposição $$ puder levar o turista. São escolhas caras mas se você estiver em grupo podem sair mais em conta. Uma outra opção bem menos glamurosa é fechar por 50 euros um passeio para a Gruta verde e Gruta azul. As empresas estabeleceram quase um cartel porque o serviço e preço são bem padrão: mesmíssimo valor em todas as empresas para visitar as duas grutas + Ilha de Vis + um almocinho incluído (Não espere muito do almoço e se der leve um lanchinho por precaução…).

O passeio dura o dia todo, depois de 1 hora e meia no mar chegamos na primeira parada: A Green Cave. Uma caverna pequenininha com águas claras onde o barco encosta na entrada para poder mergulhar. Perto dali, a Blue cave, muito mais inacreditável e que só pode entrar num barquinho e é proibido mergulhar. Isso porque ela é protegida como Patrimônio e qualquer movimento brusco poderia mudar a paisagem sub-aquática.Tanta preocupação é compreendida quando entramos nela. O azul reflete em todo o interior da gruta, é maravilhoso!!! Depois o passeio termina com uma visita na ilha de Vis, uma ilha fofa com as típicas ruelas de pedra e claro, muitas lanchas e barcos por todo lugar.

Green cave

Green cave

Blue Cave

Blue Cave

Ilha de Vis e suas casas convidativas

Ilha de Vis e suas casas convidativas

Não parece de mentira??

Não parece de mentira??

Vista da ilha de Vis, pequena e fofa, a ilha é um convidativo passeio para os que querem fugir da movimentada Hvar.

Vista da ilha de Vis, pequena e fofa, a ilha é um convidativo
passeio para os que querem fugir da movimentada Hvar.

Voltando para Hvar, alugamos uma scooter e partimos para dar uma volta. É assim, existe a cidade chamada Hvar, que é considerada a parte nova onde tem a praça St.Stjepana e a cidade velha, chamada de Stari Grad que fica no lado norte da ilha, aproximadamente uns 13 km de distância. Se o frenesi de Hvar te deixar cansado, essa é a melhor parada para relaxar e repor as energias (dá inclusive para chegar de Split por lá de ferry). Uma pequena cidade com alguns cafés, uma feirinha de artesanatos ideal para comprar as lembrancinhas e ruas de pedra silenciosas e vazias que mostram um outro lado da ilha. Para chegar você pode optar pela estrada nova ou pela estrada velha, essa última é muito mais emocionante porque dá pra ver os lindos campos de lavanda (que infelizmente na época que fui já tinham sido colhidos), passar por pequenos vilarejos que têm de 5 a 10 casinhas com um ritmo de vida completamente diferente e para quem quer ver mais e fugir do convencional a dica é parar em Jelsea ou Vrboska para se sentir explorando a Croácia sozinho se enfiando nas ruelas, visitando igrejas do século 13 com muito menos turistas em volta.
Esse passeio foi com certeza uma das grandes surpresas da viagem, só tinha a nossa scooter na estrada e a sensação de estar desbravando a ilha foi maravilhosa!!

Stari Grad

Stari Grad

Ruelas inacreditáveis de Stari Grad

Ruelas inacreditáveis de Stari Grad

A pequena Stari Grad

A pequena Stari Grad

IMG_1943

Souvernirs: Saquinhos com lavanda, o cheirinho vai sempre lembrar a visita à cidade.

Souvernirs: Saquinhos com lavanda, o cheirinho vai sempre
lembrar a visita à cidade.

IMG_1933 - Cópia

A Scooter alugada para chegar na cidade

A Scooter alugada para chegar na cidade

Em Vrboska: a famosa Igreja do forte Our Lady of Mercy

Em Vrboska: a famosa Igreja do forte Our Lady of Mercy

As pontes de Vrboska

As pontes de Vrboska

Um pouco da cidade de Jelsa

Um pouco da cidade de Jelsa

No caminho, é fácil ver outras pequenas  cidades que surgem nos morros da Croácia.

No caminho, é fácil ver outras pequenas
cidades que surgem nos morros da Croácia.

Onde ficar: Fiquei no Youth Hostel Villa Marija. Uma casa de família que foi transformada em hostel. Quartos agradáveis e os dois donos (mãe e filho) são extremamente receptivos e solícitos. Te buscam no porto na chegada do catamarã e te deixam lá na saída. Na volta o meu saiu as 5 da manha e cedo eles estavam de pé nos esperando. Fica a uns 15 min andando do centro, considerando que Hvar é toda feita de ladeiras e sobe e desce, a casa acaba parecendo mais longe mas é super seguro e muito tranquilo para dormir, super recomendo.

Onde se divertir: A ilha é simplesmente o paraíso dos que querem badalar em alto estilo. A boate Veneranda que já foi frequentada pelo príncipe Harry é uma das mais procuradas e caras, além dela o Carpe Diem um bar lounge super gostoso para começar a noite e tomar uns drinks diferentes. Para ir direto da praia o Hula Hula é famoso como pré-night e melhor pôr do sol. Mas para os que gostam de uma boa noitada e não querem pagar para entrar os bares Nautika e Kiva são as melhores opções: música alta, lotado, muitos drinks, cervejas e o melhor: ficam um do lado do outro, sem precisar se preocupar com distância.
Todos muito fáceis de achar!

Como chegar: No post anterior eu estava em Split. É importante saber que a cidade é o Hub da Croácia e o lugar perfeito pra se locomover para as outras ilhas. Sendo assim, o melhor meio de transporte é o ferry ou catamarã da empresa Jadrolinija. Mas claro, se você estiver partindo de outro lugar pode usar o site e dar uma olhada qual a frequência do ferry/cata da empresa, que praticamente monopoliza o transporte por lá.
IMPORTANTE 1: O melhor horário de Split para Hvar é as 11:30 da manhã porque o catamarã que usam é mais rápido (demora em torno de 1h 45 de viagem e com certeza vale muito mais a pena! )
IMPORTANTE 2: O catamarã que falei acima chega em Hvar, o FERRY chega em Stari Grad, logo lembre-se que de lá pra chegar na cidade você ainda vai encarar 13 km de estrada, podendo optar pela estrada velha – muito mais legal!!- ou pela nova).
IMPORTANTE 3: Para chegar na ilha comprei o ticket em Split, num quiosque perto da Riva. Na volta, em Hvar, comprei o ticket em uma loja da Jadrolinija ao lado do Carpe Diem para retornar para Split e continuar a viagem por terra.

O que fazer: Dava para fazer um post de cada coisa que tem para fazer em Hvar… mas eu destaco as seguintes: curtir as praias e ilhas ao redor (tipo BOL, minha maior frustração não ter ido), andar sem rumo pelas ruelas de Hvar tomando um gelato, curtir a noite na cidade, passear por Stari Grad sem pressa para sair um pouco do ritmo movimentado de Hvar, fazer passeios de barco e até mesmo mergulhos.

Custos: Um dólar vale mais ou menos 5,80 Kuna, sendo assim segue uma listinha dos preços que você vai ver na ilha.

- Catamarã Split x Hvar: 47 Kuna
– Aluguel de cadeiras na praia de Pokonji Dol: 20 Kuna (cada).
– Porção de fried squid na praia com: 50 Kuna (Coma sempre que der!!! E se você não gosta de lula, experimente assim mesmo!! Tenho certeza que há grandes chances de mudar de idéia).
– Cerveja (500ml): 18 Kuna
– Taça de vinho: 30 Kuna
– Água: 10 Kuna
– Café: 15 Kuna
– Coca-cola: 8 Kuna
– Drink no Carpe Diem: 65 Kuna cada (Recomendo o Heartbreaker, Playboy 51 e o Pink Pussy, docinhos e deliciosos. Detalhe: quase todos os nomes dos drinks são bem sugestivos).
– Folheado: 7 Kuna (Estão por todo lugar e funcionam como nosso podrão, excelente opção de comidinha rápida e “engordativa” rsrs).
– Aluguel de scooter: 200 Kuna (o dia todo).
– Combustível: 30 Kuna (Antes de devolver a scooter tem que encher o tanque, mas é superrrrr barato).
– Passeio de barco para Blue e Green cave: 50 euros (!! salgadinho mas o preço é esse em todas as empresas).
– Graninha para um souvenir em Stari Grad: 70 Kuna (Dá pra comprar algumas coisinhas simples mas muito fofas para levar de lembrança para amigos).
– Restaurante em Jelsea: 140 Kuna (Considerando dois pratos – bonitos e gostosos- + 2 taças de vinho)

Quer mais?? Vá para DUBROVNIK!!!

Quer mais ainda?? Vá para SPLIT!!!

Faça seu comentário
  1. Anonymous 24/12/2012 às 11:55

    Rodar a ilha de scooter parando nas várias cidades medievais miúdas é realmente algo que não se pode deixar de fazer. Guarde 1 semana da viagem em Hvar. Pelo menos! Fiquei 4 dias e foi pouco. Tem muita coisa legal pra fazer que não tive tempo: ir à ilha de Bol e mergulhar são alguns exemplos que me dão uma certa frustração. Parabéns pelo post!

    Bruno Andrade

  2. Gleiber Rodrigues 27/12/2012 às 06:30

    Eu estive em Hvar num bate-e-volta, passando apenas a tarde. Fiquei decepcionado, pois a ilha é tão legal, tão legal, que me sentia como se tivessem passado mel na minha boca, sem me deixarem comer! Adorei seu post!

    • Claudia Liechavicius 05/01/2013 às 18:14

      Manu,

      Que delícia de viagem! Ai a Croácia (pausa para um suspiro). Encabeçando a wish list.

      Desejo um ano especial para você!

      Beijos

      Claudia

    • Manu 07/01/2013 às 21:03

      Obrigada Gleiber!!! Vale muito a pena vc repensar uma volta à ilha, tenho certeza que vai amar!!

      Claudia, é exatamente isso, chegar em Hvar rende muitos suspiros e momentos maravilhosos!!!

      Bjos

  3. Karina 16/02/2013 às 00:08

    Manu, joguei no google “Hvar blog” e me deparei com este post maravilhoso!! Vou a Hvar na primeira semana de Agosto/13 e estou procurando o máximo de informaçaões sobre este paraíso! Vc me ajudou muito. Obrigada.

  4. Manu 19/02/2013 às 21:52

    Oi Karina, que bom!!!!!! Espero q vc tenha férias maravilhosas na Croácia como as que eu tive. E se tiver dúvidas é só avisar… Bjos!

  5. Raquel M.B.G. 20/02/2013 às 10:38

    Oi Manu, tudo bem? Que grata surpresa seu blog! Estou planejando nossa viagem, agora em maio, e gostaria de algumas opiniões: Fazer um bate e volta a Hvar é desperdício? 1 ou duas noites lá seriam suficientes para curtir? Chegando lá, é fácil alugar uma scooter? Hum…sorry, bjs Raquel http://www.saladagrega.blogspot.com

  6. Raquel M.B.G. 20/02/2013 às 16:21

    Oi, queria aproveitar e fazer outra pergunta. Vc já viajou de Transavia airlines? Pois é a única que oferece vôo direto Split-Paris por um preço interessante. Estou tentada. Abraços, Raquel

    • Manu 21/02/2013 às 10:49

      Raquel, que bom que o blog vai te ajudar na viagem!!!
      Então, Hvar vale ir de qq jeito, acho que um bate e volta é muito pouco e tenho certeza que vc vai se arrepender de ficar só isso… não tem como ser AO MENOS 2 dias? Aproveita Hvar, visita Stari Grad e faz um passeio de barco, acho que seria o mínimo.
      Não se preocupe com a scooter, vc vai achar fácil lugares que alugam perto da praça principal.

      Sobre a Transavia eu viajei sim. É aquilo né? Low cost a gente não espera muito, comida paga, cadeiras menores ms ao menos chegam no destino haha. Só uma dica: MUITO cuidado com as condições de peso, paguei 180 euros pq entendi errado as regras do site sobre peso extra. Leia com atenção para não cair na armadilha.
      E qq outra dúvida pode mandar!!

      Beijoss

  7. Raquel M.B.G. 21/02/2013 às 11:09

    Manu que legal!!! Olha, revendo seu post ontem à noite (mostrei pro marido pra ele empolgar também, rsrs) já tinha decidido esticar em Hvar. Vamos ficar 2 dias (EBA!), aboli Zagreb, vou ficar só lá por baixo da Croácia mesmo…na verdade seria muito cansativo, acho que o roteiro vai ficar mais folgado e relaxante…rs Obrigada! E quanto à Transavia, acho que vou arricar, vou checar as condições de peso. beijos

    • Manu 19/04/2013 às 15:39

      Raquel, vc PRECISA voltar aqui e me contar como foi a viagem tá?
      Espero que seja MARAVILHOSA!!!

      Bjoss

  8. Anonymous 11/04/2013 às 13:23

    Oi Manu,

    Qual foi a época da sua vigem?

    Estou indo agora no final de junho e adorei as dicas do blog!

    Parabéns!

    • Manu 19/04/2013 às 15:38

      Olá visitante!!! Muito obrigada pela visita e me desculpe o atraso!! :o)
      Eu fui em setembro e gostei… pq foge de alta temporada e ainda tem dias lindossss.
      Vc com certeza vai aproveitar muito nessa data!

      Volta aqui pra me contar da viagem.

      Bjos

  9. Ju 18/04/2013 às 18:18

    Oi Manu! Seu post é o MELHOR que li sobre Hvar até agora.
    Nós vamos para a Croácia em agosto/13 e passaremos 3 dias nesse paraíso! =)
    Nosso foco são as praias e belezas naturais (não somos mt de agitação. Vendo seu post pensei em fazer: Uma dia de passeio de barco, outro na praia de POKONJI DOL e um passeio a Stari Grad. O que vc acha dessa divisão?
    Gostaríamos tb de alugar um scotter… Fizemos isso em nossa viagem à Cozumel e foi muito divertido! :-) Onde vocês alugaram a de vcs?
    Muitooooo obrigada!!!
    Juliana

    • Manu 19/04/2013 às 15:36

      Ju, que bom ouvir isso, muito obrigada!!!!
      Entao, achei sua programação ótima! Para o passeio de barco sugiro que vc passem em BOL, é simplesmente perfeito!! (Eu fiz a gruta azul e verde e adorei!!! Mas eu tenho um sentimento de vazio ao pensar que não fui em BOL pq lá fica uma das praias mais famosas da Croácia, olha no google!!)
      Pokonji dol vcs vão amar, tira o dia pra lá mesmo e como no restaurante que falei, é uma delícia! Sobre a scotter, no centro da cidade (que é micro e MTO fácil de andar) vc vai ver várias propagandas de aluguel de scotter, eu aluguei numas barraquinhas que ficam bem na entrada da cidade perto da rodoviária (que já fica no Centro), não vai ter dificuldade, pode ter certeza.
      BOA VIAGEM e depois passa aqui pra me contar!
      Onde mais na Croácia vc vai?

      Bjos!

  10. Ian Borges 21/04/2013 às 16:25

    Este comentário foi removido pelo autor.

  11. Ian Borges 21/04/2013 às 16:27

    Fala Manu! Excelente artigo!!! Parabéns! Muito boas mesmo suas dicas e adorei suas fotos!!! Iradas!

    Eu escrevi esses dias um artigo sobre as melhores baladas e festas na Croácia
    http://diversaonasuaviagem.com/melhores-baladas-croacia/.

    Depois da uma olhada e me diz o que acha… :-)

    Grande abraço,

    Ian

    • Manu 21/04/2013 às 18:57

      Obrigada Ian!!!!! Acabei de visitar seu blog e vou te colocar aqui naqueles que sigo, as vezes fico perdida qdo os amigos perguntas de nights e baladas mas agora já sei aonde eles podem recorrer :o) Muito bom msm!
      Bjos

  12. Brenno 25/04/2013 às 10:33

    Manu,

    Você gostou do Youth Hostel Villa Marija? É uma boa opção? Sabe de alguma melhor em relação ao custo x benefício?
    Vou em Julho para Hvar.
    É um hostel animado?

    Valeu! =))

    • Manu 26/04/2013 às 13:49

      Olá Brenno!!
      Eu gostei muito do Hostel sim MAS eu fui no seguinte esquema: fui com meu namorado e queríamos algo tranquilo e perto. O Hostel é isso, quartos limpos, fofo, dono muito bacana mas não é um Hostel badalado não. Eles até organizaram por 2 dias consecutivos um jantar por conta deles, mas foi apenas jantar sabe? Fizeram uns hamburguers e foi legal para conhecer as pessoas MAS diria que se tivesse sozinha teria continuado sozinha.
      A localização também é aquilo que falei no post, não é perto das boates, anda uns 15 min (e ladeira!!!) mas é super praticável sim. E o custo benfício vale a pena :o)

      Acho que vc deve pensar o seguinte: quero zuar 24 hs por dia? Se sim, então procura um hostel que ofereça festas e etc (faz sua busca pelo Hostelworld que lá informa tudo, leia sempre a parte das Reviews para saber o que acharam do local ). Agora, se vc quiser deixar barulho e badalação para um período determinado da noite, te recomendo o albergue certamente! Lá dorme-se tranquilo e fica perto da praia de POKONJI DOL.

      Qdo decidir o que vai fazer volta aqui pra contar!!

      Bjos

  13. Denise 22/05/2013 às 21:02

    Estou em Hvar, antes de vim li muitooo pesquisei muitooo tb! me animei e vim com muitas expectativas! cheguei aqui foi a maior decepcao da minha vida, to odiando esse lugar! desculpa pela sinceridade.

    • Manu 22/05/2013 às 22:55

      Oi Denise! Poxa, é uma pena que sua experiência não tenha sido tão boa mas eu achei Hvar fantástico! Foi o tempo que não ajudou?? Ou alguma outra coisa específica que te chateou?
      Bjoss

  14. Mara 02/06/2013 às 08:23

    Olá Manu!!!
    Vou viajar pela croacia agora em Junho e precisava de umas opiniões tuas:)
    Eu vou fazer Zagreb, lagos de plitvice, zadar, Sibénik,trogir, Split, HVAR (incluindo o passeio que sugeriste as grutas e ilha de vis, e quero ir a Bol), ao todo sao 4dias em hvar, e depois rumo até dubrovnik!
    Como vamos percorrer quase toda a croacia vamos alugar carro logo em Zagreb, e a minha duvida é: estando em Split e tendo nós carro, o que será melhor fazer? Deixar o carro em Split (sabes se ha algum sitio de confianca que se pudesse deixar com segurança)e ir de catamara só nós directos a HVAR, e para fazer o passeio até stari grad alugar uma scooter, por exemplo. Ou ir de ferry com o carro até stari grad e fazer o percurso com os nossos carros até HVAR!
    Estando em HVAR é fácil ir para Bol certo?
    Obrigada**

    • Manu 03/06/2013 às 19:22

      Oi Mara, tudo bem??
      Então, eu acho que vcs não devem ir com o carro no catamarã para Hvar não… isso pq lá se anda muito mais a pé (na parte antiga nem entra carro) ou para longas distancias te recomendo a scooter. Acho que vcs podem ter problemas com estacionamento também pois não me lembro de ter visto nenhum por lá (a não ser em hotéis).
      Quando vc precisar se locomover eu acho de verdade que a scooter é a melhor opção! :o) (Eu não teria levado carro por nada!!)
      Sobre deixar o carro parado em Split…. pq vc não o DEVOLVE na agencia de Split? (Lá tem Hertz e algumas outras…). To perguntando isso para vc não ter q pagar estacionamento. Daí tu devolves o carro e já deixa agendado alugar outro no teu retorno, caso vc vá para algum lugar depois. Acho mais fácil e vai te poupar grana. Mas não se esqueça, deixe agendado pq eles esgotam muito rápido.
      Ir para Bol de Hvar é MUITO fácil, não se preocupe! Logo no cais de chegada vc verá outros barcos e ao redor muitas placas de agências para comprar o ticket.
      Eu não fui a BOL então por favor volte aqui pra me contar tá?? :o)

      Bjoss!!

    • Manu 05/06/2013 às 09:49

      Oi MARA!!!!!!!!!!!
      Acabei de pegar um dica quente com vc de uma outra leitora. Um hotel deu a dica para eles deixarem o carro no CITY CENTER ONE SPLIT, de graça!!!
      Bom né? Já pode ser uma alternativa pra vc então.

      Bjos

  15. Betania 05/06/2013 às 06:41

    CARRO: ola, estamos indo dia 25 para a Croacia e passaremos, claro por Hvar, saindo de Split. Apos algumas licaçoes, um hotel bos deu uma dica: deixe o carro no CITY CENTER ONE SPLIT, de graça!!!!
    Ah Manu! To adorando seu blog com as super dicas. Queria saber qto se paga para entrar na Carpe Diem, pf? Obrigada e bjus!!!! B

    • Manu 05/06/2013 às 09:46

      Oi Betania!! Que bom que vc está curtindo e as dicas estão sendo úteis. PLEASE, volta aqui pra me contar como vc gostou a ilha tá? :o)
      Sobre a Carpe Diem, nós não pagamos nada para entrar quando fomos, apenas os drinks que consumimos (que aliás não são baratíssimos, acho que por isso a entrada é free). Agora, nós fomos cedo, tipo umas 8 da noite então não sei se isso pode de repente mudar qdo ficar mais tarde. O Carpe Diem é tipo um pré- night sabe? Bom para aquecer os motores pq é um Lounge bar, musiquinha ambiente e muitas pessoas.
      Pra ir aguçando mais sua vontade, aqui o site pra vc: http://www.carpe-diem-hvar.com/

      Bjos!

  16. Fe costta - viaggio mondo 06/06/2013 às 04:44

    Menina, realmente um espetaculo Hvar, hein?!
    Nunca rinha ouvido falar beste lugar, agora entrou para a listinha!
    Linda demais!!!!

    • Manu 06/06/2013 às 10:45

      Fê, é TUDO isso e mais um pouco!! Quero morar lá.. hahaha sério!

      Bjosss

  17. Cristina Serracristina 07/06/2013 às 22:22

    Linda a Croácia, Manu! Já tinha ouvido falar das belezas de lá por outra amiga que também esteve lá.
    Eu viajo nos seus comentários das viagens!
    Bjs…Cristina Serra

    • Manu 10/06/2013 às 08:40

      Lá é mesmo maravilhoso Cris!!! Vc deveria pensar em colocar nas sua spróximas viagens :o)
      Bjoss

  18. Betania 02/07/2013 às 17:15

    oi Manu, td bem com vc?
    Acabo de chegar da Croacia, Bosnia e Montenegro e volto pra contar como foi ok?
    Bjus!!!!

    • Manu 02/07/2013 às 20:07

      POR FAVOR Betania!!!! Espero que vc pegue dias lindos de sol, com mar azul e muita lula grelhada :o)
      bjoss

  19. Betania 04/07/2013 às 11:45

    Pois é, a viagem foi maravilhosa!!!! Muito sol e nao estava tao cheio assim. Se estivesse por um lado seria bom, pois estaria bem mais animado, no caso de Hvar e como nao estava, tudo foi mais tranquilo e os preços mais baixos. Na Bosnia, visitamos Kotor e Budva. Em Kotor fizemos uma caminhada maravilhosa nas ruinas. Muito cansativa, mas muito interessante. Valeu!!!!
    Na Bosnia visitamos Mostar, uma cidade sacrificada pela guerra. Muita charmosa com seu rio Neretva, super congelante, mesmo no verao.
    A Croacia foi o ponto alto da viagem com visita a varios pontos turisticos. Zadar com seu orgao maritimo, o unico no mundo. Nunca vi nada igual. Impressionante!!!! Split com antigo comercio foi inserido o atual comercio e seus diversos bares. Comer barato: FIFE. Todos conhecem é so perguntar. Fica um pouco afastado do quadrado, mas da para ir andando tranquilamente. Dubrovnik tambem com suas muralhas e o comércio local. Subir no furnicular foi carinho e so depois fomos descobrir que poderiamos ter ido de carro. Com a historia do carro resolvemos ficar com ele até o fim. Nao tivemos problema para estaciona-lo, alguns minutos para procurar vaga, mas sem maiores stress. Ja em Hvar foi muito legal. Muito astral. Fomos de ferry de Drvenik para Sucuraj em 35 minutos e de seguimos para Hvar de carro. A noite o Carpediem Bar é muito animado e mais ainda é seguir de taxi boat para a o Carpediem Beach. Valeu demais!!!!! Obrigada pelo espaço, caso queira divulgar ok? Bjus Manu e boas viagens!!!!!

    • Manu 04/07/2013 às 14:06

      Betania, que MARAVILHA de viagem!!!!!!
      Eu não peguei o funicular e agora vc disse isso, na volta lá irei de carro que é melhor né?
      Qual das 3 cidades da Croácia vc amou mais?
      MOSTAR é um sonho, não fui e sou frustada por isso!! Cidade pequena, bucólica, deve ser muito interessante mesmo.

      Bjoss

  20. Camila 09/07/2013 às 12:25

    Manu, eu adorei seus relatos!
    Estou indo ao fim do mês pra Hvar, so que irei sozinha. Achei a ideia da scooter otima, porém estando sozinha eu não tenho coragem! Estou muito pilhada pelo passeio de barco pelas grutas! Eu tentei dar uma procurada na internet e so vi passeio bastante salgados no preco! Eu queria saber se uma vez estando la se é facil fechar um passeio de 50euros diretamente e por onde eu devo procurar.
    Agradeco desde ja!

    • Manu 09/07/2013 às 12:53

      Oi Camila!!!! Onde vc vai se hospedar? Eu entendo sua posição de não ir sozinha mas vai que vc arruma companhia no albergue ou hotel? Tem muita gente indo pra Hvar curtir as praias e night, então vc deve fazer amizades facilmente.
      O passeio de escuna vc acha nos barcos em frente ao Carpe Diem (bar) e pelo preço que eu mencionei – 50 euros. Lá, vc vai ver várias delas, não se procupe.
      Bjoss

    • Camila 10/07/2013 às 18:14

      Ainda não sei onde ficarei! Agora estou esperando a resposta para a possibilidade de ter cia no fds!
      Mas o passeio do barco é certo! Muito obrigada!

      Uma outra pergunta de Dubrovnik, você acha que vale a pena ir la e ficar um dia inteiro apenas? Eu não tenho como ficar mais dias pela Croácia, mas poderia passar um dia por la, você acredita que seja valido ou não?

      • Manu 10/07/2013 às 22:46

        Oi Camila!!!!
        Sinceramente? Pra mim horas em Dubrovnik valem a pena, é muito legal e diferente! Vc precisa de cerca de 1 h e meia pra circular a muralha e depois o tempo que vc quiser gastar em cada atração lá dentro. Ou seja, pelo menos o basicão da cidade velha (a que fica dentro da muralha) vc vai conseguir ver. Eu não deixaria de ir mesmo tendo um dia, fato!
        Bjos!!!

    • António 13/07/2013 às 17:58

      Olá Camila,
      Eu e a minha filha (17 anos) estamos indo próxima semana para a Croácia. O plano é, voar de Lisboa para Milão dia 22, vamos chegar bem tarde. Pegamos o carro que já reservamos e no dia 23 vamos fazer a Península de Ístria, Motovun, Rovinj, e dormir em Pula. De Pula seguimos a 24 para o Plitvice Park.
      Nos restantes dias (o voo de regresso em Milão é a 30), é para distribuir por Hvar, Zadar, Split, Sibenick e Dubrovnick. Já abolimos Zagreb e uma incursão pela ESlovénia até Ljuljana. Depois do que tenho lido e visto da Croácia e dada a limitação de tempo, acho que não nos vamos arrepender.
      Como vamos estar na mesma altura e como está viajando sozinha se quiser carona até Hvar, e passear por lá, estamos disponíveis para encontrar consigo.
      Boa viagem e que tudo corra bem.

      • Manu 14/07/2013 às 13:38

        Que maravilha!!! O blog ajudando viajantes a se ajudarem :o))

  21. Paula 14/07/2013 às 14:19

    Oi Manu, to adorando cada vez mais as dicas da Croácia. Tbm farei Grécia e Croácia em Setembro, chego em Dubrovnik dia 12 e volto por Zagreb dia 21. Sei que vai ficar muuuito corrido, e terei que sacrificar algumas cidades e atrações “imperdíveis”.
    Queria saber o que achou da Croácia em setembro, pq tenho visto que a alta temporada acaba em agosto/1a. semana de setembro.
    Quero relaxar, curtir as praias, ilhas, mas tbm curto muito um agitoo, e vendo a programação dos bares e boates não encontro naaaada para Setembro, bateu até um frustração, rs..
    Como foi sua experiencia?
    Obrigadaa, bjss

    • Manu 14/07/2013 às 14:29

      Oi Paula!!!!
      Eu AMEI a Croácia em Setembro! Peguei dias lindos, alguma chuva mas as cidades não estava lotadas como fica na alta temporada sabe? Eu sempre acho que muita gente atrapalha, odeio filas, esperar e etc entao a data foi perfeita! Vi a night correr solta lá mesmo nessa época… pode não ser um mês que bombe tudo com festas mas as boates funcionam normalmente e são legais assim mesmo. Olha, te recomendo começar a night no Carpe Diem, um lounge metido (rsrs) mas com drinks delicioso, uma pré night! Depois tem uma boate lá que dizem que bomba (não fui mas amigas foram e gostaram) é a Veneranda. Mas se vc não quiser se enfiar numa boate, os bares Nautika e Kiva são uma excelente opção :o)
      O que dizem ser imperdível lá é a ilha Pakleni onde tem uma boate que funciona até as 5/6 da manhã e pra chegar só de barquinho! O seu hotel com certeza sabe te dizer onde encontrar os barcos que fazem esse trajeto barato pois é muito famoso por lá!
      Depois conta como foi!

      Bjosss

  22. homecoming dresses womanwithin 24/07/2013 às 13:51

    Just added this blog to my favorites. I enjoy reading your blogs and hope you keep them coming!

  23. Sandra 21/10/2013 às 21:03

    Olá Manu, seu blog está super completo, gostaria de ir em maio. Você acha que estará muito vazio, e se o clima já dá praia?

    • Manu 22/10/2013 às 11:01

      Oi Sandra!!
      Obrigada, que bom que gostou!! Olha só, o verão na Europa e logo, as altas temporadas, começam em julho quando o sol está fervendo e todo mundo de férias. Ou seja, essa é a época que dizem que o mar está mais lindo, céu mais azul, sempre quente e bla bla. Mas tb essa é a época mais lotada, cheia de gente e caríssima de se visitar.
      Já em maio não estou muito firme em dizer que terá sol, aquele lindão pra ir à praia sabe? Eu apostaria mais em junho para uma garantia maior de tempo bom, com sol e calorzinho agradável sem ser o pico de alta temporada e lotado. Fui em setembro, final de temporada – e que equivale a um mês de junho em termos de clima e qtd de gente – e peguei dias lindos e um dia de chuva, tipo o nosso verão msm.
      Bjosss

  24. Ari Gold 18/11/2013 às 15:08

    Para os homens interessados em viajar com foco em baladas (e, obviamente, belas mulheres), segue um roteiro bem bacana escrito por mim:

    http://www.viajanteanonimo.com/forum/post-Hvar-Croacia

    Boa sorte a todos, a Croácia é fantástica!

  25. natalia 10/01/2014 às 01:05

    oi, estou pensando em ir a Hvar em agosto deste ano. Só que o voo que provavelmente pegarei sai do aeroporto de split às 9:30 da manhã. Queria saber qual o horário dos catamarãs de Hvar pra Split, e, se vc souber, dos ônibus de Riva até o aeroporto! Preciso articular isso, se não perco meu voo pro Brasil! Tentei olhar no site da empresa q vc colocou mas não entendi nada! hahah muito Obrigada!

    • Manu 14/01/2014 às 09:48

      Oi Natalia!! Não fica só pensando não, vai pra Hvar sim!!! É lindo!!!
      O meu conselho é que vc NÃO volte de Hvar para Split no mesmo dia do seu voo pq pode ficar em cima da hr. Sei q existem catamaras saindo da ilha as 6 mas sei lá…. eu não arriscaria. Acho que vc deve voltar do catamara no dia anterior, dormir em Split, acordar e pegar seu avião. Clica aqui para vc ver melhor os horários de saída de Hvar. O catamarã sai de Korkula, passa em Havar e segue pra Split. As vezes eles abrem horários extras, mais cedo ou no final da tarde, qq coisa manda um email pra eles e pergunta: ag.hvar@jadrolinija.hr.
      Sobre sua ida ao aeroporto é muito fácil pq eles tem um schulte bus que sai da rodoviária (bus station). Olha aqui todos os horários para vc se programar. Bjos e boa sorte!!

  26. Natália 17/01/2014 às 00:00

    Manú, adorei o post! Vou para Croácia em Maio. Já fechei a viagem e ficaremos (eu e meu namorado) 2 noites em Hvar. Vamos sair de Split de ferry. Vou devolver o carro alugado em Split e ir sem carro para Hvar. Lá tem taxi para nós levar até Stari Grad e depois voltar para Hvar? É necessário ir de carro? Para chegar até a praia de pokonji dol precisa de carro ou da pra chegar andando?
    Pensei em pegar o primeiro ferry para aproveitar os dois dias completos em Hvar, será que da?
    Qual sua sugestão para fazermos nesses dois dias e duas noites?

    Se desse gostaria de um dia pegar praia e visitar Stari Grad e no outro dia passear de barco. Será que vai ficar muito apertado?

    (Não tenho noção de como dirigir uma scooter! Hahaha)
    Obrigada,
    Natália.

    • Manu 17/01/2014 às 22:36

      Oi Natália, tudo bem??? Tem taxis em Hvar sim mas eu não faço ideia de quanto seria a corrida. Pergunta pra um e pra outro pra ver o melhor preço pq pode ter diferença ;-)
      Eu fui pra Pokonji Dol andando pq estava hospedada perto, bastou descer um morro que eu cheguei lá. Mas considerando que Hvar não é grande, com certeza é possível chegar andando, só muda o quanto vc vai andar. Qual hostel vc vai ficar?
      Dois dias eu acho apertado sim (era meu plano inicial mas mudamos qdo cghegamos lá para 3 dias rsrs) mas dá pra fazer. Minha sugestão é:
      DIA 1: Praia em Pokonji Dol de manha cedo e em seguida Stari Grad (Ou vcs almoçam antes e partem ou comem em Staru Grad).
      DIA 2: Passeio de barco. Acho que o passeio deve ser feito só ele num dia pq cansa. E se vcs atrasarem não compromete a visita a Stari Grad. Mas nesse dia do passeio de barco vc pode depois passear por Hvar, conhecer as ruelas, bares etc. Vale muito a pena!
      Ahh e de noite nao deixem de ir pro Carpe Diem, um bar lounge mto bom pra casal pq não tem clima de night – aka pegação- rsrsrs.

      Depois volta aqui para contar como foi!!!

      Bjossss

  27. Natália 19/01/2014 às 12:03

    Oi Manu, obrigada pela resposta! Ficaremos no Hotel Amfora Grand Beach… Ainda estou vendo localização para me situar… Talvez tenha que trocar Pokonji por alguma praia mais proxima do hotel. Mas seguirei seus conselhos. Do passeio de bardo junto com o centro de Hvar. Acredito que o passeio seja imperdivel!
    E vamos ao Carpe Diem!!!! :)
    Estamos animado… Volto aqui para contar como foi depois!

    • Manu 21/01/2014 às 09:31

      Natalia, volta sim!!! Espero que vc goste da ilha como eu gostei!! Mesmo assim, quando chegar no Hotel vc pergunta se Pokonji fica longe… as vezes é uma caminhada que vale a pena ;-)
      No Carpe Diem, beba o drink Heartbreaker ou Pink Pussy se vc gosta de bebidas docinhas, eu amei!!!

      Bjosss

  28. Letícia 18/02/2014 às 14:57

    Manu, adoro seu blog, mas acho que está faltando um post sobre Orlando, não é mesmo? Quando vc pretende ir lá?

  29. Hanna 14/03/2014 às 21:58

    Manu, tenho uma viagem pra Hvar na primeira semana de julho, ficaremos 4 dias, somos em um grupo de 5 meninas, e estamos vendo hotéis e hostels, mas estamos bem confusas, vimos que tem balsas que chegam em Hvar e outras em Stari Grad, onde é melhor se hospedar, se nos hospedarmos em Hvar como vamos para Stari Grad? O único meio é scooter? E vimos que os hotéis se situam em pontas diversas da ilha, o Pharos e o Amfora em um pedaço, o Adriana em outra ponta, o que você recomenda? E para ir ao bar Carpe Diem li em algum site que é preciso pegar um barco, bote, não sei ao certo, isso é preciso mesmo?
    E última pergunta!! Você comprou o ferry de Split para Hvar antes ou só na hora?

    Aguardo alguma ajuda! hahaha
    Beijoos

    • Manu 16/03/2014 às 19:46

      Oi Hanna, tudo bem??
      Vamos lá por partes para vc não ficar mais confusa, rsrs:
      – Vc pode optar por chegar em Hvar ou Stari Grad. Não acho que existe melhor opção, elas oferecem coisas parecidas mas Hvar tem muito mais agitação por conta da badalada vida noturna. SE eu voltasse hoje para lá, ficaria em Hvar (de novo) porque gosto de movimento. Mas isso não é um problema para chegar em Stari Grad não! Você pode ir de taxi, de bicicleta, scooter e também alugar um carro. É super perto e rápido, não tem erro!
      – Sobre Hotel é verdade mesmo, há muitos espalhados pela ilha então o que vc precisa pensar é o seguinte: Qual mais próximo do cais onde chegará o ferry? Pode pode checar com cada um deles a distância e assim decidir. O cais é bem pequenininho e então pensando em locomoção, aquele hotel que for mais próximo a uma distância a pé dele vai ser minha indicação. Por quê? Porque se ele está ali perto, ele está bem pertinho de tudo na ilha: ao lado do Carpe Diem, perto da praça principal e de onde ficam muitas boates e restaurantes enfim, uma localização perfeita!
      – O Carpe Diem fica em frente ao cais onde chegam os ferries. Essa boate que precisa chegar de barquinho é na Ilha Pakleni. Não fui mas dizem que é uma night sensacional!!
      – O ticket do ferrie pode comprar na hora sim. Cheguei lá no dia que ia viajar, de manhã cedo e comprei. MAS, agosto é acho alta temporada então se vc chegar em Split e ainda ver os quiosques de venda abertos, vale verificar se eles podem ser comprados com antecedência.

      Ajudei???? Se precisar de mais info me fala!

      Bjoss e boa viagem!!
      -

      • Hanna 17/03/2014 às 11:15

        Muuito obrigadaaa Manu!!

        Ajudouu muitoo!! Só mais uma pergunta, o hostel em que você ficou era perto do cais?

        Obrigadaa, beijooos

        • Manu 19/03/2014 às 14:37

          Oi Hanna!!! O meu hostel não era perto do cais, eu tinha que andar uns 15 mins pelas ruelas e ladeiras para chegar lá mas dei sorte pq eles ofereciam transfer do cais na chegada. O albergue é muito bacana, sem barulho, lugar familiar e apesar da distância indico ele se vc quiser um pouco do furdúncio central.
          Bjos!!

  30. Stéfanp 26/05/2014 às 09:47

    Mt boas suas dicas, usarei numa viagem pra la em setembro, so tenho uma duvida, na volta de hvar pra split, q horarios tem pra voltar? Vc sabe?

    obrigado

    • Manu 26/05/2014 às 11:46

      OI Stéfanp, tudo bem??? Os horários podem mudar de acordo com a época do ano mas estou praticamente certa que o último ferry Hvar x Split é por volta das 17hs no máximo. E geralmente começam as 6 da manhã. Vi agora no site da JADROLINIJA e mostrou 4 saídas em meados de Setembro. Olha lá no site e se tiver dúvidas me fala.
      Bjos

  31. Andiara 19/06/2014 às 23:53

    Olá Manu,

    Ficarei hospedada em Split e tenho apenas um dia e uma noite para passar na ilha de Hvar ( reservei acomodacão em Jelsa).Será que é loucura???
    Vi que o primeiro horário para sair de Split é apenas às 11:30.Não sei se chegando na ilha levarei muito tempo pra chegar em Jelsa. Ainda estou em dúvida se devo fazer isto…

    • Manu 27/06/2014 às 12:48

      Oi Andiara!! Poxa, acho que se vc tem tão pouco tempo lá em Hvar então deveria ficar por lá msm e priorizar a ilha pra conhecer. Assim um dia vc anda pela cidade e quem sabe passa em Stari Grad e/ou praias perto (e até msm uma passadinha em Jelsea) e no outro dia vc pode fazer um passeio de barco. Acho q qdo vc chegar em Hvar e ver quão lindo é vai se arrepender por não ter mais tempo lá… rsrs.
      Bjos

  32. Fernanda 30/06/2014 às 18:09

    Oi Manu! Achei teu blog por acaso e adorei! Fiz intercâmbio em Portugal em 2011 e desde então tenho muita vontade de conhecer a Croácia. Queria ir em janeiro ou fevereiro, pois são os meses que tenho férias, mas pelo que andei lendo não é uma época nada boa. O que tu acha? Que países da Europa tu me indicaria conhecer nesses meses? Já conheço Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, República Tcheca e Hungria e não queria repetir!!!! Obrigada e parabéns pelo blog! Beijo :)

    • Manu 01/07/2014 às 17:27

      Oi Fernanda!! Obrigada!! Antes de te falar os países tem uma coisa muito importante que vc deve considerar: Tá preparada pro frio? Pq nessa época do ano eu acredito que vc ainda pegue baixas temperaturas por aquelas terras, por isso inclusive que eu não recomendaria ir pra Croácia onde um dos atrativos são as praias. Sua lista já contempla muitos dos meus destinos favoritos na Europa então fica até difícil opinar né? rsrs. Mas acho que vc deveria conhecer a Polônia (achei muito legal apesar de ainda não ter postado aqui), Áustria (tem um guia aqui meu muito bom e completo, Viena é lindíssima e com muitas coisas para ver e fazer) e a Bósnia (A pequena cidade de Mostar é encantadora, 1/2 dias bastam. E Sarajevo é um lugar especial, a realidade é que não é bonito mas é muito interessante). Esses foram lugares que já fui e recomendo, mas também têm aqueles que ainda não fui e quero muito ir, como: Rússia (deve ser muito legal!!), Grécia (dispensa comentários kkk) ou Noruega (Os Fiordes são bem lindos!!).
      E aí, te ajudei?? Espero que sim!!

      Qq outra dúvida me fala! :o)

      Bjos

      • Fernanda 07/07/2014 às 16:48

        Um pouco preparada eu acho que estou pq moro na Serra Gaúcha hehehe mas claro que o frio aqui não se compara com o frio europeu!!! Pensei nisso mesmo, ir pra Croácia e não poder aproveitar as praias é uma judiaria! Vou pesquisar esses lugares que tu indicou, achei uma boa ideia! Pensei tb em ir pro interior da Itália (lá pros lados da Toscana) ou pro inteiro do França. Tu conhece? Obrigada pela ajuda!!! Depois eu conto o que decidi :) beijo!

        • Manu 09/07/2014 às 17:41

          OI Fê! Esses lugares eu não conheço, de Itália me resumo a: Roma, Cascia e Florença. Mas posso ser sincera? Itália é Itália, é bom, maravilhoso sempre!! kkk. Tenho uma amiga que foi para Toscana e amou (mas ela foi em Outubro). Acho que essa seria uma excelente pedida, é fato que vc vai comer bem, ver lugares e pessoas lindas e se divertir muito :o)
          Qdo vc decidir passa aqui pra contar!!

          Bjoss

  33. Eliana 07/07/2014 às 23:53

    Olá, Manu! Que bom encontrar tantas informações legais sobre Hvar (tbém vou para Split e Dubro e já…já vou clicar lá!). Queria uma opinião: Estou vendo um apê para alugar ali bem pertinho do Hotel Palace. Inclusive, o prédio, aparece nas suas fotos. É a 16ª foto (do cais e bares – prédio cor de rosa do lado esquerdo da foto…rs!!!). Vc achou essa região muito muvucada? Na verdade eu quero ver movimento, mas tbém me preocupo em dormir bem, sabe? Você ficaria hospedada nessa região? Seria fácil acessar a Pokonji Dol Beach, dali? Desculpe tantas perguntas.
    Um abraço!

    • Manu 08/07/2014 às 13:05

      Oi Eliana!!!
      Eu acho essa área fantástica: perto de tudo (ficando inclusive ao lado do Carpe Diem)! Dependendo da hora do dia pode ser um pouco barulhenta mas não acho que de noite isso será um problema pra dormir não, ficaria lá tranquilamente. Qual nome do Hotel??? Compartilha aqui pq seu eu voltar lá é uma opção tb :o)
      Vc vai subir um morrinho para chegar em Pokonji Dol, mas nada de mais não, fica tranquila.
      Bjoss

  34. Eliana 08/07/2014 às 16:49

    Oi, Manu! O nome do edifício é Novak-Bonaparte, estou tratando diretamente com o proprietário. A outra opção é o Villa Town Gate que tbém é apartamento. Este, estou vendo através do Booking. Fico até mais confiante pq no Booking a gente lê as reviews e paga só quando chega. O TripAdvisor tbém dá ótimas referências.
    O Novak eu achei na página Visit Hvar e tem fazer um adiantamento de 30%.Ambos estão nessa região central.
    Manu, será que o Carpe Diem e Hula Hula são bares para 3 moçoilas cinquentinhas??? kkkkk!!! De qquer forma, já vi que tem muitas opções de restaurantes, não é? Vou na segunda quinzena de setembro.Quando voltar, venho aqui para dar minhas impressões e dicas, ok? Muito obrigada! Bjs

    • Manu 09/07/2014 às 17:37

      Que legal!!!!! Já anotei tudo aqui e vou guardar com carinho se for lá de novo. O Carpe Diem é um bar lounge, com uma parte aberta, uma musiquinha ambiente e um lugar mto bacana para vc sentar com amigas, olhar o céu e ver o tempo passar. Com certeza é um lugar pra moçoilas cinquentinhas, é um local super descontraído e pessoas de todas as idades. Vale falar tb que eu não virei a noite lá não… eu fui pra lá, tomei uns drinks pra curtir o ambiente e depois fui comer, acho q saí de lá umas 10 hs, por aí.
      Por favor, volte sim pra contar como foi sua viagem!!!

      Bjocas

  35. gabriela pinheiro 04/08/2014 às 13:07

    Olá Manu, parabéns pelo blog, ele reúne tudo que um blog deveria ter, dicas, objetividade e liberdade de escolha!
    Vou passar 4 dias em Split com os meus pais e meu marido, gostaria de saber o que você me indicaria para fazer nestes 4 dias. Vale a pena fazer bate e volta até Hvar?
    obrigada
    Gabi

    • Manu 05/08/2014 às 15:59

      Oi Gabi!!! Que elogio lindo, obrigada!!!!!
      Poxa… essa sua pergunta foi difícil. A verdade é: Dá pra vc fazer bate volta em Hvar MASSSSSS chegando lá já estou te garantindo que você vai se arrepender muito por não ter tido mais tempo na ilha. Vc poderia fazer assim:
      1 dia: Split
      2 dia: Ir para Hvar de manha BEM cedo
      3 dia: Hvar o dia todo
      4 dia: volta para Split bem cedo e aproveita o resto do dia

      2 dias em Split é suficiente? Par mim foram, tanto que vc pode pegar umas ideias de passeios aqui e eu gostei muito de tudo que fiz :o)
      2 dias em Hvar é suficiente? Não, não e não!! kkk mas vc pode selecionar as coisas que mais gostou que descrevi aqui e fazer. Tem muitas opções mesmo: Conhecer a ilha de Bol, passear em Stari Grad, ir para praia que fui, andar pela cidades, conhecer demais cidades próximas e por aí vai.

      Bjos!!

  36. Newton 07/08/2014 às 15:16

    Oi Manu, muito legal seu blog! Varias dicas, fotos incríveis,dia e noite, parabéns.

    Estou pensando em ir à Croácia/Bósnia/Montenegro no ano que vem (maio/junho) para uma viagem de carro de 12 dias. A idéia e pegar o carro em Zagreb e devolver em Dubrovnik. Sei que é meio corrido, mas não terei muito mais tempo do que isso. Pensei em ter uma visão geral da Croácia e já que estarei próximo, aproveitar para conhecer Sarayevo e Mostar na Bósnia e Kotor em Montenegro. Comecei a fazer um roteiro e gostaria que você desse uma opinião principalmente no tocante ao número de dias em cada cidade e a opções próximas que poderiam ser interessantes. Gosto muito de arquitetura antiga, história, lugares pitorescos, natureza e principalmente de conhecer pessoas.

    Inicio
    Zagreb (1 noite)
    Zagreb/Plitvice (6 horas)
    Plitvice/Zadar
    Zadar (1 noite)
    Zadar/Vodice/Sibenik/Primosten/Trogir (visita a cidade)
    Trogir/Split
    Split (2 noites)
    Split/Hvar
    Hvar (2 noites)
    Hvar/Stari Grad/Jelsa/Sucuraj/Ston/Mostar/Sarajevo
    Sarajevo (1 noite)
    Sarajevo/Dubrovnik
    Dubrovnik (3 noites)
    Dubrovnik/Kotor
    Kotor (1 noite)
    Kotor/Dubrovnik
    Fim da viagem

    O que você acha?
    Boas viagens, valeu!

    • Manu 11/08/2014 às 14:20

      Oi Newton, tudo bem??? Seu roteiro tá completão hein!! Só tem uma coisa: olhando ele realmente concordo que está corrido. Não vou conseguir opinar muito sobre os lugares q ainda não fui e estão na sua lista, então vou me concentrar em: Split, Hvar, Dubrovnik e Sarajevo. :o)
      – Split: acho 2 dias ótimo, dá pra ver as coisas e curtir a cidade nesse tempo.
      – Hvar: Eu colocaria 3 dias em Hvar pq tem MUITA coisa pra fazer. Vc tem que tirar um dia todinho só pra ir pra Bol, uma ilha fantástica que tem lá (que eu não fui mas sei que é uma parada obrigatória). Depois, um dia para os passeios de barco (que fiz e descrevi aqui) e pelo menos um dia mais para conhecer a cidade de Hvar, ir para Pokonji Dol caso vc ame praias e então fechar com uma visita na bucólica Stari Grad. Acho sem dúvidas esse o roteiro básico em Hvar. E detalhe, eu fiquei 3 dias lá e NÃO fiz BOL, ou seja, talvez mesmo se vc alongar os dias pode não conseguir ver tudo.
      – Dubrovnik: Tb acho 3 dias ótimo. Um para andar pelas muralhas vendo todos os detalhes, outro para passeios pela cidade e o terceiro para ir numa das ilhas que tem lá perto (Olha o post de lá pra pegar ideias!!).
      – Sarajevo: 1 dia e meia está ok mas não deixe de ir no tunel ok? E leve dinheiro local pq lá não aceitam dólares nem fazem câmbio.

      Sobre os que não fui mas estão na lista (eu dando pitaco! rsrs):
      – Plitvice: Achei 6 hs pouco pq o parque é GIGANTE!!! Acho que eu dedicaria pelo menos 8 horas para esse passeio, ou seja, um dia inteiro para curtir muito as paisagens.
      – Mostar: Acho que vai ser impraticável fazer do jeito que vc colocou aí em cima “Hvar/Stari Grad/Jelsa/Sucuraj/Ston/Mostar/Sarajevo”. Ou vc faz Hvar/Stari Grad/Jelsa/Sucuraj Ou VC faz Mostar/Sarajevo. Tudo num dia só não tem absolutamente como. Pq? Pq vc parte de Dubrovnik para a Bósnia e NÃO de Hvar que é uma ilha. Vc vai sair de Hvar de ferry para Split, de lá vc vai de carro ou busu pra Dubrovnik (passa pela Bosnia mas NÃO por Mostar) e de lá que vc vai para Sarajevo, aí sim passando por Mostar. Vc poderia muito bem passar umas 8 hs em Mostar e de noite pegar um busu pra Sarajevo, aí dá. Mas fazer todo esse combo que vc falou não tem como, a não ser que vc queria perder todo um dia viajando simplesmente passando pelos lugares.

      Espero que tenha te ajudado um pouco!! :o)
      Qq duvida pode falar tá?

      Bjosss

  37. Catharine 08/01/2015 às 15:51

    Oii manu! Amei o seu blog e todas as suas dicas!! Elas estão me ajudando muito!! Abaixo está o meu roteiro…queria saber sua opinião e pedir sua ajuda na questão do aluguel de carro em HVAR.

    03/06 – Chegaremos 13:55 em Split. Passear pelo Palácio de Diocleciano Pjaca (praça) Narodni Trg e Promenade street na parte da tarde/noite
    – Vale muito a pena ir para Trogir no dia seguinte ou é melhor usar o esse dia para aproveitar mais HVAR e Dubrov?

    04/06 –SPLIT X HVAR – Pegar o catamarã de HVAR para Split no horário de 11:30 conforme o sugerido – Deixar as coisas no hotel e alugar uma scooter ou bugre para ir até Stari Grad passear – será que da tempo de fazer esse passeio A Stari Grad metade de um dia?

    05/06 HVAR – Passeio de barco à ilha de Vis e Bisevo com suas grutas + passeio e jantar pelo centro de HVAR

    06/06 HVAR- Ilha de Bol + passeio e jantar pelo centro de HVAR

    07/6 HVAR X DUBROVICK Gostaria de alugar um carro para ir para Dubrovick passando direto por (Sucuraj, Drvenik para Dubrovnik) e não precisar voltar para Split. É possível alugar o carro em HVAR e devolver em Dubrovick? Pesquisei na internet e não estou achando essa opção.
    Não queria alugar o carro desde Split pois além de ser mais caro para passar no ferry teria que ficar com o carro parado lá em HVAR já que li que dá tranquilamente para ficar a pé. Não sei o que fazer… o que vc me sugere? Li seu relato e vi que você voltou para Split e alugou o carro lá para ir para HVAR.

    Muito obrigada!!!
    Desculpe tantas perguntas! =)

  38. Catharine 09/01/2015 às 08:51

    Manu,

    Esqueci de colocar o roteiro até o final!rss…Suas opiniões serão muito bem vindas!

    08/6 – Dubrovick – Ilha de Lokrum
    09/6 – Dubrovick Tour Elafiti Islands – Lupod
    10/06 – Voo Dubrovick x Roma

    Obrigada!!

    • Manu 09/01/2015 às 11:10

      Catharine, que bom saber que meu roteiro tá ajudando!! Nossos roteiros estão bem parecidos viu? Espero conseguir tirar suas dúvidas, mas se não pode voltar aqui e perguntar mais :o)
      Então vamos lá…
      03/06: ótima escolha, dá pra ver muita coisa e começar a entrar no clima de Croácia.
      04/06: Eu seguiria direto para Hvar. Trogir é bonitinho e tals e na época até fiquei chateada de não ter ido mas muita gente me disse que é mais do mesmo quando vc já viu Hvar e Dubrovnik. Como eu AMEI Hvar não tem como eu não dizer pra vc optar pela ilha. Nesse dia vc deve chegar lá mais ou menos pela hora do almoço. Super dá pra vc ir pra Stari Grad de scoter OU ir pra praia de Pokongi dol se tiver sol, é muito linda (e foi isso q eu fiz)!!
      05/06: Hvar – passeio de barco e caminhar pela cidade. Achei otimo!
      06/06: Ilha de bol, perfeito!!! Quase morro por não ter tido chance de ver essa ilha.
      07/06: Nesse dia acho que vc ficou um pouco confusa rsrs. Hvar é uma ilha, tem carros nelas mas eu nunca vi gente alugando carro e levando pra lá de ferrie pois o custo provavelmente é alto (Digo, turistas fazendo isso). Vc pode sair e entrar em Hvar por diversas maneiras (De Vis, Jelsea, Milna …) mas já que vc estará indo de Split, eu recomendo que vc retorne de Hvar para Split em ferrie e siga para Dub. Não existe rodovia de Hvar para Dub, de qq forma vc deve chegar no continente em algum lugar da sua escolha, então eu recomendo ser Split pela infra estrutura. Lá tem muitas empresas de aluguel de carro e foi exatamente isso que fizemos (tem ate o nome da empresa que aluguei no post). Se vc sair de Split vc pode passar por outras pequenas cidades da Croácia, bem como se vc optar de sair de Hvar e ir para outra cidade que não Split (aqui vc pode ver todos os ferries e entram e saem de Split e suas respectivas cidades para decidir).
      08/06: Dubrovnik – passeio pela cidade antiga (isso é muito necessário e não vi no seu roteiro). Ou vc faz neste dia ou vc faz no dia do seu voo, dependendo da hora que seja.
      09/06: Eu voto em primeiro lugar por Lopud, achei fofa, praia gostosa e não tão longe de Dub. Mas claro, vc pode variar e ir em mais alguma tb se tiver tempo.

      Te ajude??? Qq duvida vc me fala tá?? :o)

      Bjoss

  39. Catharine 09/01/2015 às 15:24

    Muito obrigada pelas respostas!! Ajudou muito sim!!
    Vou seguir suas dicas e depois volto para contar!
    Agora estou pesquisando Budapeste, Praga e Viena pois são os primeiros destinos dessa viagem e só depois que partiremos para Croácia e Roma.
    Já estou lendo tudo que você escreveu de Budapeste e estou amandoooo!!! Seu relato já me deixou apaixonada por Budapeste!rs

    Mais uma vez obrigada!!

    Bjsssss

    • Manu 12/01/2015 às 09:29

      Que bom Catharine!!! Eu realmente AMO Budapeste e espero que vc tb curta!! Ahhhh, tem um roteiro legal aqui tb em Viena, depois dá uma olhada!
      Bjoss e boa viagem!

  40. Pablo 03/02/2015 às 12:38

    Manu, boa tarde. Parabéns pelo blog. Fantástico.
    Estamos indo em 2 casais pra Croácia e Bósnia e estamos pra fechar o roteiro. Será q vc poderia dar umas dicas??
    Dia 1. Chegada de manhã em Split e saída no dia seguinte no fim de tarde pra Hvar.
    Dia 2. Chegada em Hvar fim de tarde e pensamos em ficar por 4 noites lá.
    Dia 6. Saída bem cedo de volta pra Split e pegar um carro pra Dubrovnik.
    Dia 8. Saída no fim de tarde de Dubrovnik pra Sarajevo (alugar carro ou bus??).
    Vc acha que o tempo em cada cidade está de acordo??
    Hotel Adriana em Hvar é uma boa??
    Indica hotel em Dubrovnik e Sarajevo??
    Bjoss e muuuuito obrigado!!!
    Dia 10. Saída de Sarajevo no fim de tarde.

    • Manu 05/02/2015 às 15:10

      Oi Pablo!!! Obrigada pela sua visita!!
      Vou colocar aqui meus comentários e vc fica a vontade para perguntar o que quiser tá? Então… vamos lá…
      Não mudaria nada dos eu roteiro, acho que Split pede mesmo menos tempo que as demais atrações e sem duvida Hvar te muito o que se ver e aproveitar, são praias, ilhas, noitada, Stari Grad, passeios de barcos e etc.
      No dia 6 recomendo q vc pegue o primeiro catamarã de volta para Split para pegar seu carro e ir para Dub. A estrada é super tranquila e vc não precisa se preocupar! Entretanto é muito importante e recomendável que vc reserve esse carro antes, de preferência antes de chegar na Croácia para garantir pois a oferta é bem pequena e dependendo do mês que vc vá, a demanda será enorme. Eu deixei aqui o contato da empresa com quem fechei o meu e além dela lembro que passamos antes numa Hertz mas estava tudo esgotado. Essa pernada Split x Dubrovnik deve levar em torno de 4h30 (230km).
      Dia 8 recomendo que vc pegue um onibus, como eu fiz (se quiser saber mais leia AQUI!) para vc poder curtir mais as paisagens e ficar descansado. Achei os dias nas cidades ótimos!
      Infelizmente esse Hotel que vc mencionou eu não conheço mas posso te recomendar os seguintes: Dubrovnik (Vila Alliya), Split (Split Guesthouse) e Hvar (Villa Marija) e Sarajevo (Hostel City Center Sarajevo). Todos esses são hostels, não sei se faz seu estilo de hospedagem mas recomendo que vc dê uma olhada assim mesmo para conhecer melhor as localizações e quem sabe pegar hotéis ali perto caso prefira. Em cada post da Croácia eu falo um pouco deles também para te ajudar a pensar e avaliar.

      Se tiver mais dúvidas me fala!

      Bjos

  41. Ana Luce 09/04/2015 às 16:17

    Oi Manu,
    adorei o seu blog. bem explicado, fotos lindas e tirei várias dicas para a viagem que pretendo fazer em meados de agosto com meu marido. Seriam 15 dias
    Começando por Zagreb /Plitvice /Zadar / Sibenik / Troguir / Split / Hvar /Dubrovnik / Montenegro.
    Quantos dias vc recomendaria para cada cidade?? Tiraria alguma??
    Vc recomendaria carro??
    Agradeço toda informação que vc puder nos dar.
    Abs e obrigado,
    Ana

    • Manu 09/04/2015 às 19:16

      Ana, recebi seu email e vou te responder com mais detalhes. Mas te adianto uma coisa: não fui para Zadar, Sibernik, Troguir e Montenegro e mesmo assim darei meus pitacos tá?? kkkkk.
      Super recomendo carro pois as estradas são preparadas e com GPS vc chega facilmente nos locais. Só tenta agendar com antecedência, Croácia agora está bombando de turistas e vale a pena fechar tudo antes.

      Bjos!

  42. Ana Claudia 21/04/2015 às 20:14

    Olá Manu, puxa, seu blog é incrível, tem tantas dicas e informações, parabéns.
    Vc poderia me ajudar, vou agora em julho para o Leste Europeu e fazer também a Croácia, mas não tenho muito tempo, então pretendo chegar em Split vindo de Ljubljana (+- 5 hrs),conhecer Split neste mesmo dia, depois visitar Hvar nos próximos dois dias, mas sempre dormindo em Split, para não ficar mudando de hotel toda hora.
    Lendo suas dicas pensei em chegar em Stari Grad, ir para aquela praia que falou (Pokonji) (como faço para tomar banho e me arrumar para passear a tarde ?), aí pretendo alugar uma scooter
    e passear pela ilha, é possível fazer os dois lados da ilha a tarde, hvar e stari grad?
    No fim de tarde volto para dormir em Split e no outro dia volto para Hvar para visitar uma ilha, como vc sugeriu, qual vc acharia melhor, vi que falou na Ilha de Bol ou Ilha Vis com as duas cavernas, qual sugere? algumas destas ou outra que conhecer, somos eu, meu marido e um casal de filhos 15/18 anos.
    No dia seguinte pretendo ir para Zadar (duas noites), depois Rovinj (duas noites)e depois vou para Milão (duas noites) para vir embora,
    O que vc achou do meu roteiro e por favor me ajude dando as dicas.
    Desde já agradeço.

    Abraços, Ana Claudia

    • Manu 27/04/2015 às 14:19

      Oi Ana Claudia!! Tudo bem?? Que bom que o blog está te ajudando a planejar a viagem :)
      Vou ser MUITO sincera com vc ok? Eu não acho que vale a pena vc ir para Hvar 2 dias seguidos, voltar para Split e vou te dizer porque: No dia que vc chegar entendi que vc vai passar algumas horas passeando por Split e conhecendo a cidade. Dia seguinte cedo você quer ir para Hvar, mas o que vc precisa ver são os horários de ferry para a ilha. Pela Jadrolinija (empresa que usei) o primeiro catamarã do dia sai de Split as 2 da tarde e chega em Hvar as 3. Ou seja, vc só teria meio dia em Hvar. Para esse “meio dia” vc consegue alugar sua scooter e ir para Stari Grad mas não tem ferry de noite para voltar entende? O ferry mais tarde para Split sai de Stari Grad (o que seria ótimo pq vc estaria lá) mas a partida dele é as 17:30. Ou seja, não dá. A visita será mais do que corrida, será apressada para você não perder sua volta (e o pior: como você vai devolver a scooter??).
      O que eu te recomendo: Você precisa dormir em Hvar dois dias pelo menos. Escolha um hotel simples e fique por lá pois não tem horário de volta para Split após as 17:30 e eu acredito que esse horário limita DEMAIS o que você pode fazer durante o dia. Minha primeira dica é: Tire Zadar do seu roteiro (o local é lindo mas eu acho que Hvar merece uma visita com calma, senão não vale a pena. E cidade por cidade, você já verá Split).
      Pensando nisso o que sugiro para você:
      – 1º dia: Chegada em Hvar por volta das 3 hs da tarde. Vai para o Hotel, deixa as malas e passeia a pé pela ilha e praça principal. É muito gostoso e tem vários locais legais para a família. Lembra que nesse dia por conta dos horários você chegará em Hvar as 3 da tarde e por isso fica super apertado seguir para Stari Grad a não ser que vcs não se incomodem de voltar quando já estiver de noite. Dorme em Hvar
      – 2º dia: Vc pode ir para uma praia perto de tudo em Hvar e curtir a manhã por lá. A Praia que conheci chama-se Pokonji Dol e eu falo mais dela aqui no post. Vocês podem almoçar ou comer uma besteira, voltar para o Hotel, tomar banho, se arrumar e então por volta das 13 hs seguir para o centro de Hvar e alugar a Scooter. Passar a tarde toda em Stari Grad, parando antes pelas cidades que tem no meio, é muito legal! Dorme em Hvar
      – 3º dia: De manhã cedo o passeio de barco começa e acaba por volta das 17 hs (Caso vc escolha o passeio das grutas). Caso contrário, você escolhe a hora que vai e volta de Bol, tem muitos transportes disponíveis e horários flexíveis. Dorme em Hvar
      – 4º dia: Volta de manhã cedo no ferry das 6 ou 7 da manhã para Split.
      Acredite, vc não vai se arrepender!!! Seus filhos vão amar a ilha de Hvar, além de linda ela tem uma vida noturna ótima, vários bares, restaurantes ao céu aberto. Eu recomendo muito!!! :)
      Me fale depois o que vc achou!

      Bjos
      Manu

      • Manu 27/04/2015 às 15:14

        Oi Ana! Pensei aqui em possíveis soluções para você e achei o seguinte:
        – Você pode ir de Split direto para Stari Grad e fazer bate e volta, a ida seria por volta das 8:30 da manha e retorno as 17:30. O lance é que nessa opção vc esquece passeio de scooter (que eu acho uma dó deixar de fazer) e passa o dia em Stari. O que vc pode fazer é alugar scooter por lá e tentar ver as cidades perto. Mas não sei quão fácil é esse aluguel em Stari Grad.
        Considerando essa opção, você faz bate e volta em um dia mas realmente é necessário dormir ao menos 2 noites em Hvar. Isso porque os ferries de ida saem de Split somente as 14 hs, chegando lá as 15 hs. Nesse caso você poderia passear pela cidade o resto do dia que chegar e de manhã cedo ira para BOL para voltar no mesmo dia no ferry das 17:45. O que acontece é que infelizmente fazendo isso BOL é a sua única opção de passeio pois dado que o ferry de volta sai as 5 da tarde não dá para fazer o passeio de barco (cuja volta é programada em torno de 17,17:30). Isso significa que vcs praticamente emendariam uma coisa na outra: voltar de Bol para Hvar correndo e pegar direto o ferry para Split. Acho muito perrengue!

  43. Gilson 23/04/2015 às 21:13

    Oi Manu, parabéns pelo blog. Vai me ajudar muito no roteiro para Croácia que estou fazendo. Gostaria de umas dicas… Segue meu roteiro, a princípio…
    06 a 08/06 Zagreb
    08/06 a 15/06 Zadar
    15/06 a 21/06 Split, Hvar
    21/06 a 25/06 Dubrovnik
    Há passeios de barco, tipo escuna, em Zadar para Silba, Premuda e Olib? Não estou encontrando, apenas vejo para Kornati, que tb pretendo ir.
    De Zadar tb quero fazer os parques de Plitvice e Krka.
    Li num blog indicando Vela Luka. Vi que posso sair de Hvar para lá e de lá para Dubrovnik. Não vou alugar carro. Estou vendo transporte por ônibus e barcos mesmo.
    Grato se puder me ajudar.
    Abraço,
    Gilson

    • Manu 27/04/2015 às 14:36

      Oi Gilson!!! Tudo bem??
      Seu roteiro está bem espaçado e com certeza vai dar para fazer muitas coisas legais! Não estive em Zagreb nem Zadar (então não posso falar desses locais) mas com certeza em Hvar e Dubrovnik você conseguirá cobrir quase todas -senão todas- as atrações. Split eu recomendo 2 dias (a cidade histórica é bem bonita! E no segundo dia você pode seguir para alguma praia perto), Hvar pelo menos 4 (Passeio de barco, passeio para Bol, ida em Stari Grad e um dia para curtir a ilha, que é muito fofa!) e Dubrovnik acho que uns 3 (Foi isso q fiquei! Um dia para a cidade murada – que é perfeita e vale cada segundo – mais um passeio pelo lado de fora da cidade, Segundo e terceiro dia para visitar as ilhas perto: Kolocep, Lpud ou Sudurad!)
      Sobre os passeios que vc perguntou saindo de Zdar para Silba, Premuda e Olib tem opções muito boas com a empresa Miatrade e você pode ver os horários de saída aqui.
      Espero que tenha ajudado!

      Abraços!

  44. Marcelo 23/04/2015 às 21:20

    Oi Manu..seu blog realmente é incrivel,otimas informações e fotos de altissima qualidade. Tenho uma duvida sobre o deslocamento SPLIT -HVAR de Catamaran…Estou indo para Croacia em agosto proximo ,ficarei 3 dias em Split e de lá terei q pegar o catamaran para Hvar(5 noites) . Minha pergunta: posso comprar esse trajeto de barco online com antecedencia ou só posso comprar esta passagem no dia mesmo do embarque? E sendo alta temporada,precisa chegar muito cedo para comprar essa passagem ? grato desde já
    abs Marcelo obs>> minha hospedagem ficará em Hvar(old town),entao o porto é Hvar Town isso?

    • Manu 27/04/2015 às 14:44

      Oi Marcelo!!! Obrigada!!! Fico feliz que o blog esteja atendendo você nessa programação da viagem :)
      Na época que eu fui esse ticket não podia ser comprado online nem no dia anterior. Então o ideal é chegar no guichê da JADROLINIJA de manhã cedo e comprar. Aqui o endereço para você guardar e garantir sua passagem (Fica na Orla de Split, MUITO fácil achar):
      JADROLINIJA
      Agencija Hvar
      Riva bb
      Hvar (Hvar) tel. +385 21 74 11 32
      Croatia fax. +385 21 74 10 36 ag.hvar@jadrolinija.hr

      Sim, o nome do porto é esse mesmo: Hvar Town que fica bem no meio da praça principal!

      Bjos!

  45. Camila 10/05/2015 às 19:54

    Oie Manu, o seu blog ta ajudando bastante a planejar minha viagem aqui, eu e mais 3 amigos vamos em junho pra croácia.
    Queria umas dicas suas. Vamos ja esta com um carro e queriamos ir pra hvar de carro, mas to com dificuldade de encontrar os preços pro ferry com carro, vocÊ acha que compensa? Pq eu tinha visto que não tem mto onibus por lá, isso ta certo? Vi vc falar de opçÃo de taxi ou alugar uma scooter como vc fez.
    Outra coisa, como vou ter pouco tempo pra ficar em hvar, chego no dia 9 e tamos vendo o ferry se da pra voltar no dia 11 pq nosso voo sai de zadar, o que vc considera essencial pra gente conhecer? Tipo eu vi a opção do passeio pras grutas e a praia, mas tem mais alguma outra coisa?

    • Manu 10/05/2015 às 22:46

      Oi Camila!!! Eu não acho que existem opções de ferry com carro para turista, somente para quem mora lá mesmo. A ilha é pequena e acho que essa foi uma forma de preservar o local. Chegando lá vc facilmente pode pegar um taxi sim mas também dá para fazer muitas coisas a pé (se sua pousada for perto da praça principal, melhor ainda!!!). Eu aluguei a scooter nessa praça, em um quiosque que entre outras coisas vendia material para nadar e alugava máscaras.
      Poxa mas tão pouco tempo em Hvar!!!! Olha que eu acho que vc vai querer ficar mais quando chegar lá kkkkkk. Eu acho essencial vcs conhecerem a ilha em si, passear na praça, de dia, de noite, curtir a noite por lá. Sobre praias vc tem a opção de BOL (uma ilha perto), uma das melhores praias da região, ou se não tiver esse tempo tb tem a praia de Pokongi Dol, de muito fácil acesso. Se vc curte ver cidades antigas vc deveria passar em Stari Grad (foi onde aluguei a scooter) e ter uma momento mais relax na viagem.
      Espero ter te ajudado.

      Bjoss

  46. Natalia 04/07/2015 às 18:56

    Excelente seu post. Estou em Dubrovnik com minha família no momento e irei para Split amanhã de ônibus. Cedo. Tentei comprar tickets de ferry pra Hvar mas não consegui. Será que é possível chegar lá e não ter????

    • Manu 06/07/2015 às 12:12

      Oi Natalia!!
      Os tickets de ferry só vendem la na hr mesmo. Assim que vc chegar em Split vai numa loja da Jadrolinija (ou quiosque) e compra. O meu eu comprei no dia da viagem de manhã bem cedinho :)

      Bjos

  47. Dani 10/07/2015 às 13:11

    Oi Manu! Vou em agosto para Hvar com uma amiga. Qual o melhor lugar para se hospedar? Queremos festas e baladas, mas também aproveitar os passeios durante o dia. A ideia é se locomover a pé. Tem um centrinho mais badalado? Quais baladas vc recomenda e como chegar até elas? Obrigada! Dani

    • Manu 10/07/2015 às 16:15

      Oi Dani!!!!
      O Hostel que eu fiquei é mais afastado e longe da muvuca, mas uma amiga recomendou o MARINERO HOSTEL pq ele fica exatamente onde tudo acontece, perto de tudo e no centro. O centro de Hvar é bem na praça antiga, onde tem a igreja e onde fica o cais de chegada do ferry, não tem erro Dani, super fácil de achar!
      Para se divertir olha aqui no post o intem “Onde se divertir” (um dos últimos parágrafos), tudo em Hvar é super perto e de onde vc está, dá para chegar nessas baladas a pé :)

      Bjos

  48. Dani 14/07/2015 às 08:52

    Obrigada pela resposta! Só mais uma dúvida. eles aceitam pagamento em dólar ou euro? ou preciso comprar kuna aqui no Brasil? É fácil comprar a moeda lá? Por exemplo, essa ferry só pode ser paga em kuna?

    • Manu 15/07/2015 às 09:40

      Oi Dani!! Vc vai estar por outros lugares da Europa antes ou depois da Croácia? Se sim eu levaria euros pq já é um dinheiro necessário para o resto da viagem:)
      E não se preocupe, vc consegue trocar lá no aeroporto quando chegar, é facil! Troque só uma parte no aeroporto e o montante maior na cidade (pois as cotações são melhores).

      Bjos!!!

24
Dec
2012